Seja Bem Vindo!

A democracia é um sistema sustentado por quatro pilares: a mentira, a hipocrisia, a falsidade e a amnésia!

sábado, 19 de novembro de 2011

Prêmio Literário!


Hoje não vou postar poesia, porque a poesia está dentro de mim sendo curtida, cevada, cultivada. Quero hoje compartilhar com vocês uma nova conquista. O 1º lugar do Concurso SESI Arte e Criatividade, conquistado por mim mais uma vez nesse evento tão grandioso que há 20 anos serve de motivação para artistas plásticos, desenhistas e literatos "anônimos" para o mercado. Essa iniciativa do SESI de Goiás é muito louvável, pois foi a partir dela que tive a noção de que poderia de fato me tornar um escritor como tantos outros amigos que também se autoafirmaram através desse evento.
Lembro-me do primeiro conto que enviei para o concurso Sesi, foi em 1995, se não me engano. Contava a estória sobre o percurso de uma gota d'agua misturada no fluxo normal, desde sua captação no rio, o tratamento, até o desperdício ao ser descartada por um torneira mal fechada, gotejando. Uma idéia com sua originalidade, mas que foi bem mal descrita por falta de técnica, excesso de timidez, e uma máquina de datilografia que me obrigava a não errar de jeito nenhum.
Interessante quando me lembro dessa passagem é pensar que se eu tivesse tido contato com os jurados, eles teriam me dito algo do tipo: "Filho, você deve gostar de escrever senão não teria enviado seu conto, mas tenta aprender a fazer outra coisa, porque tá muito ruim isso aqui...", é claro que não me diriam com essas palavras, mas me diriam algo assim.
Três anos mais tarde escrevia "Retratos de um Passado", que foi um conto baseado em pesquisas e depoimentos da história de uma pessoa com problemas mentais, aliás, a forma como se deu a composição desse conto é argumento para outro conto, uma novelinha, ou até parte do enredo de um livro.
Esse conto me rendeu o 1º lugar em 1998, e me fez acreditar que poderia ser um escritor. Por outro lado, as pessoas que reconheceram a personagem, fez com que passassem a respeitar mais aquela mulher. O conto contribuiu para que a família dela se mobilizasse para encontrar o pai que ela tanto almejava rever, e me demonstrou que a arte de escrever não precisa ser algo que se faz somente por lazer, mas que é possível associar o lazer a algo mais.
Enfim, textos longos são ruins de ler na net, então ficarei por aqui feliz pelo prêmio recebido e mais animado para continuar essa saga de escritor desconhecido que tem seu blog acessado até na Letônia... vai entender!
Aproveitando a oportunidade, informo que o livro "Joyce, a Louca" é uma coletânea de todos os meus contos premiados até 2005. Um livro muito interessante e que está disponível para aquisição no seguinte endereço: www.biblioteca24x7.com.br basta na caixa de pesquisa que fica no canto superior direito selecionar: autor, e na caixa que vai aparecer acima da caixa de pesquisa colocar o meu nome: Silvio dos Anjos... e boa aquisição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário