Seja Bem Vindo!

A democracia é um sistema sustentado por quatro pilares: a mentira, a hipocrisia, a falsidade e a amnésia!

sábado, 4 de março de 2017

QUARESMA...!

Estive ouvindo algumas pessoas falando sobre a quaresma. Perguntei-me sobre o que é a quaresma? Te pergunto, você sabe o que é a quaresma?
Não quero aqui demonstrar desrespeito ou desonra a crença de ninguém, pelo contrário. Quando questiono o que é a quaresma, estou incitando cada um a refletir seu verdadeiro significado. Estou apelando para que cada um que ler esse texto e queira, refletir se está se penitenciando com alguma coisa que realmente tenha valor e efeito transformador na sua vida.
Algumas pessoas não comem carne na quaresma. Eu pergunto: qual o fundamento de não se comer carne na quaresma? Isso vai te melhorar como pessoa em algum aspecto?
Outros preferem ficar sem beber alcoólicos... e quando a quaresma passar? Será que no sábado de aleluia você é daqueles que sai para as festas e enche a cara até ter um coma alcoólico? Se for desses, lhe pergunto: de que valou a quaresma? Uma desintoxicação do fígado?
Cada um faz o que quer da maneira que quiser... desde que não esteja prejudicando o seu próximo, ninguém tem o direito de criticar. O que estou tentando passar é a mensagem de que, se temos uma quarentena que nos auxilia na penitencia para correção e/ou melhora em algum aspecto, é fundamental que se escolha algo que realmente faça diferença em sua evolução como pessoa.
Inveja – se tenho a má tendência de desejar as coisas alheias, porque então não me proponho a passar esses quarenta dias buscando o entendimento de que cada um tem o que merece?
Fofoca – se tenho o mal hábito de falar das outras pessoas sobre coisas que não me dizem respeito, porque não decidir passar esses quarenta dias me policiando para não falar de ninguém, buscando o entendimento de que cada um é o que é cabendo somente a ele o esforço de se corrigir se for necessário?
Julgamentos – se tenho o hábito de avaliar as atitudes das outras pessoas baseando-me somente naquilo que acho ser o correto (mas que nem sempre eu mesmo pratico), porque não passar esses quarenta dias me esforçando para aceitar as pessoas como elas são, entendendo que cada um tem sua própria forma de entendimento?
Porque não passar a quaresma auxiliando aqueles que necessitam de algo que eu possa oferecer, para que findo esse período pelo menos uma pessoa tenha compreendido o amor e a caridade baseando-se nas minhas atitudes?
Tudo isso temos que praticar no nosso dia-a-dia, mas se temos dificuldades, a quaresma é um período adequado para começar.

Sempre digo que não sou exemplo para ninguém, e nem tenho essa pretensão, mas procuro fundamento nas coisas que pratico, pois somente assim consigo criar forças para dar um passo a mais na minha evolução. 

LEIA TAMBÉM: QUAIS SÃO SUAS TENTAÇÕES? (1ª TENTAÇÃO – VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário