Seja Bem Vindo!

A democracia é um sistema sustentado por quatro pilares: a mentira, a hipocrisia, a falsidade e a amnésia!

sábado, 21 de setembro de 2013

O Espetáculo da Tragédia

https://www.facebook.com/tvcaldas
No último dia 21, sexta-feira, aconteceu uma tragédia que Caldas Novas jamais poderia imaginar: a queda de um avião bimotor no perímetro urbano. 
Acidentes acontecem e a tendência é que seja sempre de comoção geral, principalmente quando se trata de uma tragédia atípica. Isso porque estamos nos acostumando, cada vez mais, com a violência que recheia a vida moderna.
Entretanto, quando acontecem tragédias de natureza extraordinária em Caldas Novas, fico deveras assustado com a reação de certas pessoas. 
Choquei-me ao ouvir um radialista de uma emissora de renome local, dizendo com todo entusiasmo algo assim: Atenção, mais uma vez estamos saindo na frente com as informações; dessa vez vamos divulgar em primeira mão os nomes das vítimas da queda do avião em Caldas Novas...quero ressaltar que estamos saindo na frente e divulgando os nomes em primeira mão...(tipo, somos os melhores...urubus profissionais...como autênticos anjos do mal estamos sempre na frente quando o assunto é tragédia).
E não tenho pudores ao fazer esse meu comentário jocoso entre parênteses, porque não é a primeira vez que sou obrigado a ouvir tanta empolgação de alguém ao anunciar a desgraça alheia. E o pior...embora estejamos vivendo a era da informação, é de total desrespeito anunciar o nome de vítimas de acidentes, antes de se certificar que todas as pessoas próximas a elas já estão a par do ocorrido.
Pense: estás a caminhar pelas ruas, de repente ouves anunciar com grande empolgação pelo radialista, que seu pai ou sua mãe (filho(a), irmão(a), cônjuge, melhor amigo(a))   acaba de morrer num trágico acidente...!
Mais tarde, ao acessar minha página no Facebook me deparo com o seguinte anúncio:
- Agora Caldas Novas fica famosa, porque acaba de acontecer um acidente aéreo aqui...
- (outra pessoa) É avião grande, ou pequeno?
- (outra pessoa sensata) Morreram cinco pessoas...
- (demais manifestações de comoção até que um(a) babaca se manifesta...)
- SHOWWWWWWWW...
As vezes não consigo compreender muito bem as pessoas. Como disse Emmanuel para Chico Xavier:
"Se não tem o que dizer, encha a boca de água e não engula até que passe a vontade de falar".

Um comentário:

  1. Parabéns Silvio... Também fico chocada com a frieza das pessoas..

    ResponderExcluir