Seja Bem Vindo!

A democracia é um sistema sustentado por quatro pilares: a mentira, a hipocrisia, a falsidade e a amnésia!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sonhar Menos e Viver Mais


http://vendavaldasletras.wordpress.com
Estava assistindo um filme chamado "O fado do dente", quando ouvi o protagonista, que é um jogador de Hockey, dizer a um garoto, seu fã, e que sonha em também se tornar um jogador mais ou menos o seguinte: pare de sonhar e trate de viver a vida, ou algo com esse significado. Achei a cena grosseira, e fiquei imaginando se fosse um cena real.
Estamos acostumados a ver, ouvir e/ou ler especialistas em autoajuda, pregarem coisas que estimulam os nossos sonhos. E é muito bom adquirir esse conhecimento. Nos deixa "up", as vezes "very up". O tempo passa e aquelas mensagens ficam dançando em nossas mentes e coordenando nossas vidas enquanto o tempo passa.
E o tempo passa...ele é impiedoso, e para sentir tal impiedade basta pergunta-la a um ancião. Ele repetirá por várias vezes a máxima: O tempo passou e eu nem percebi. Contará reminiscências e repetirá constantemente: Parece que foi ontem.
Sonhar menos e viver mais foi a mensagem que o protagonista daquele filme tentou passar. Mas essa mensagem parece contradizer todos os conselhos de vida que recebemos. Dizem que são os sonhos que alimentam as nossas esperanças. Que os sonhos nos fazem permanecer jovens...dizem coisas extremamente boas sobre os sonhos.
Hoje, porém, acordei desconfiado dessas virtudes dos sonhos. O que vem a ser um sonho? Busquei ajuda no google para trazer o significado dicionarizado que diz o seguinte:
v.t.i e v.pron. Figurado. Querer muito alguma coisa; pensar insistentemente: ele sonha com um trabalho melhor; o empregado sonhava-se patrão. 
v.t.d. Figurado. Reconhecer a probabilidade de; pressupor: sonhei que ganhava na loteria.
Desconfie se alguém te estimular a alimentar seus sonhos sem definir a diferença entre sonhar e estabelecer metas. Sonho sem objetivo é atraso de vida. É parar no tempo e ficar desejando que algo aconteça, mas que se você não der condições para que aconteça, não acontecerá.
Muitas teorias trabalham a força do pensamento, e ela de fato existe. Já tive várias provas disso. Por outro lado, quando alguém sonha em ficar rico e de repente recebe uma mensagem no celular dizendo que ganhou um prêmio, a vejo ficar mais pobre...pois caiu num golpe.
Não existe colheita sem plantio. É preciso semear primeiro, para depois colher. Mesmo se o chão estiver árido, mesmo se não chover, mesmo se um sol abrasador assolar o chão onde você jogou a semente; se tiver fé, se acreditar você colherá os frutos. O filme "O fazendeiro e Deus" demonstra literalmente isso.
Sonhar em colher o que se está plantando, é sonhar com responsabilidade, rumo as possibilidades...mas tem que sonhar com fé.

Semelhante: Nossa Vida é Como Um Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário