Seja Bem Vindo!

A democracia é um sistema sustentado por quatro pilares: a mentira, a hipocrisia, a falsidade e a amnésia!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A MATEMÁTICA DA VIDA (O TRABALHO)

Matemática não é apenas uma disciplina escolar. Seu uso não é necessário somente nos diversos segmentos da engenharia, física e afins. A vida tem a sua matemática, com resultados tão exatos quanto os resultados numéricos.
A diferença da matemática da vida é que suas fórmulas têm aparências subjetivas, e por isso acabamos não levando tão a sério como deveríamos. E os resultados que seus cálculos apresentam, trazem uma complexidade que nos dá preguiça involuntária de avaliarmos.
Na física tem a 3ª Lei de Newton que é a lei da ação e reação que diz: “Toda a força que um corpo recebe é conseqüência da força que ele aplicou”. É uma teoria que proporcionou muitos avanços na ciência, mas que deveria ser aplicada nas nossas ações subjetivas.
Se quiser impulsionar um foguete, por exemplo, necessito aplicar uma força oposta a direção que desejo que o foguete tome, para impulssioná-lo. Se eu quiser aplicar uma força para a mesma direção, o foguete jamais sairá do lugar. Permanecerá na inércia, por falta da força propulsora.
A vida está dividida em diversos segmentos. Hoje falarei do trabalho. Trocamos nossa força propulsora pelo salário. Mas parece que a 3ª lei de Newton não funciona tão bem aqui. Parece que quanto mais força física se coloca no trabalho, menos recebemos.
Mas será que os nossos resultados no trabalho estão associados à aplicação de força física propulsora?
Naturalmente que não. Basta observar o mercado e fica fácil perceber que a fórmula matemática aplicada nessa lei não se resume a isso. Cada setor de trabalho tem sua própria força propulsora, mas a fórmula é sempre a mesma. “ Toda a força que um corpo recebe é conseqüência da força que ele aplicou”.
Você acha que estou falando dos empregados?

Claro que não... o empregador, o gestor, o líder enfim, cada um tem que procurar conhecer qual é a força propulsora que o impulsionara para frente, ou para cima, como preferir. O fato é que a vida é matemática, e quanto mais conhecimento tiver de suas fórmulas, mais resultados assertivos conquistaremos.

Leia também: Não se pode colher maçã, num pé de limão!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário